sábado, 16 de março de 2019

Férias de sonho, só que não...

Bom dia estimados rubis! Neste caso, será boa noite para vocês.
Estou longe, bem longe de casa... 

Era suposto estar em Tokio na despedida dumas férias de sonho. Quis o destino que isso não acontecesse...pelo menos desta vez! Não sou mulher de desistir, e Deus quererá que vá lá noutra altura, com mais saúde e alegria!!! Aliás, daqui a umas horas lá estarei se Deus quiser, mas apenas para pernoitar, no caminho de regresso a casa.

Estas férias tinham o seguinte itinerário: Shangai - Boracay - El Nido - Tokio.
Shangai, cidade liiiindaaaa que eu amei conhecer. Aquela mistura harmoniosa entre o moderno e vanguardista, e o tradicional da china antiga. Pequeno pormenor, não levei roupa suficientemente quente para as baixas temperaturas e até resolver a situação (comprando uma camisola interior térmica, um cachecol de lá e umas luvas), foi dificil desfrutar ao máximo. Mas lá se resolveu! :)

Viagem para Boracay, turbulência como já não sentia há muito tempo, e como ia pela Air Asia, deixei os pensamentos mauzinhos tomarem conta de mim, e tive medo, muito medo, ao ponto de chorar!!
Chegada a Boracay, pensei que tinha valido o susto da viagem! Estava literalmente no paraíso!!! Blessed!!!!!!!! 
Tinha tudo para serem uns dias de sonho num destino de sonho. E foi, de facto, até acontecer algo inesperado com o meu namorado que me retirou o chão!!! Pensei que tinha ido do paraíso ao inferno em dois segundos. Foi uma agonia, um desespero, um filme de terror!! 
Apesar de se ter resolvido sem consequências graves (aparentemente), a tranquilidade nunca mais foi a mesma!! Numa luta pela paz interior, tentámos afastar as más energias e tentar aproveitar ao máximo. E já estávamos a conseguir, na realidade. Já conseguíamos fazer piadas com a situação e tudo!!! 

El Nido, outro pequeno paraíso. Mais selvagem, mais cru, mais intocado do que Boracay. Tudo parecia estar a encaminhar-se novamente para as férias de sonho. Lá vem um dia em que acordo cheia de cólicas e tenho uma bruta duma diarreia... Tudo bem... Uma limpeza intestinal das comidas, águas, etc. O problema foi ficar com dores de estômago constantes. Lá fiz os medicamentos da minha pequena farmácia, e esperei que passasse. Mas não passou. Nada me tirava aquelas dores. Fui para a praia para não deixar este contratempo vencer a minha vontade de desfrutar, mas o desfrute foi quase nulo. 
Entretanto, era altura de fazer as malas para no dia a seguir partir para Puerto Princesa. "Vai passar!!" acreditei eu. 

Chegada ao destino, as dores continuavam, e só sentia alivio deitada. Assim fiquei a tarde toda... À noite jantei uma salada mas mal conseguia andar direita. Cheguei à cama, tomei uns buscopans e meti despertador para as 6:15h. No dia seguinte tínhamos viagem para Manila logo de manhã, e para Tokio depois do almoço. Adormeci (não sei como), mas acordei uma hora depois a me contorcer com dores, desta vez eram no tórax e nas costas, além das do estômago. Mas estas, eram mais insuportáveis...Não parava quieta na cama, não conseguia!! Já tinha tido espasmos esofágicos mas isto era pior, mais desesperante. Pedi um chá, mas nem consegui tomar... O meu namorado disse que ia chamar um médico e levaram-me para o hospital! 

Expliquei os sintomas, começaram por me dar um comprimido de derreter na boca mas eu sabia que não seria eficaz. 
Ok, soro, análises, medicação e nada me tirava as dores. Um aparte, só me faziam as coisas, depois do meu namorado ir comprar. Tudo era comprado antes!! 
A médica veio ao nosso pé perguntar se estava melhor, mas o score de dor tinha aumentado. Contorcia-me na maca. Ela aconselhou o internamento, e a minha reação foi "nem pensar!!!! Amanhã vou viajar!!" Mas rapidamente percebi que não era a melhor opção e lá me levaram para um quarto. Não sei que horas eram... 
Senti algum alivio das dores e adormeci vagamente. 

Logo de manhã, veio o médico, gastroenterologista, e explicou que era melhor eu fazer uma endoscopia alta. 

Enquanto o meu namorado não chegou para pagar o exame, ninguém me chamava para realizá-lo. Sério!! 

Lá fui eu, fazer o exame pré pago. Não era no estabelecimento do hospital mas era perto. Fiz com sedação e fui muito bem tratada!! Resultado: Gastrite e Esofagite. 
Logo me aconselharam a ficar internada até o dia seguinte. Estava drogada, nem pestanejei. 

Como devem calcular, o hospital não era de ponta. Mas sinceramente, não era mau. Fiquei num quarto com 4 camas, incluindo a minha. Quando entrei no quarto de madrugada, estranhei o número de pessoas. Todas as doentes tinham uma acompanhante que dormia com elas, na mesma cama! Devia ser por isto que a minha cama estava toda torta... 
Deram - me um kit de internamento que tinha uma almofada acondicionada a vácuo...só percebi isso quando no dia seguinte, a filha duma doente me explicou e abriu por mim. Fiquei-lhe muito grata!! As luzes do quarto ficavam permanentemente acesas e acho que não havia hora de visita. Às 5h da manhã chegaram visitas para a senhora ao meu lado e faziam tudo como se fossem 5h da tarde!! 
O grande problema, era a casa de banho. O terror!! Era um filme sempre que precisava lá ir e ainda por cima estava com o período!! Era suja, sem condições e o chão estava sempre encharcado. Acabei por colocar um tapete que tinha à entrada, junto da sanita. Foi o que evitou uma possível queda. Não sei como ia ser se ficasse lá muitos dias. Provavelmente tomava banho com tolhitas, sei lá. Tinha uma banheira com água e um jarro de plástico dentro, e o duche não parecia funcionar... Não tive tino de ver como é que as outras doentes faziam.
As enfermeiras eram atenciosas, em especial a que me acompanhou à endoscopia. Pena não me lembrar do nome...

Tive alta no dia seguinte de manhã, mas com tanta burocracia, só saí do hospital perto das 11h. Saí a chorar. De alegria, de tristeza, de alívio, de descompressão, de muitas emoções à mistura. Aliás, chorei muito!!! Isso também deve ter contribuido para a desidratação!! 
Depois, chegámos ao hotel e tivemos que ir para outro. Não havia vaga para ficar naquele mais uma noite. Foi tomar banho e arrumar a mala. Estava praticamente arrumada...

Depois foi um filme para comprar os medicamentos prescritos. Não havia no hospital e não havia em lado nenhum! E quando encontrámos, não dava para pagar por multibanco...enfim...havia muito para contar ainda, mas isto já vai longo e não vale a pena. 

Estou super sensível, choro por tudo e por nada! Penso no que aconteceu e no que podiam ter sido estas férias... Pronto, estou a chorar novamente!!! As pessoas devem achar que estou toto!! E na verdade estou mesmo. Às vezes penso que isto não está a acontecer. 

Estou neste momento, prestes a descolar para Tokio, com dois dias de atraso. Mas só vou publicar quando voltar a ter wi-fi. 

Acredito muito em Deus, como sabem, e agradeci-Lhe muito, todas as coisas maravilhosas que vivi nestas férias, como ver o Benfica ganhar ao Porto, às 5h da manhã em Shangai (hihihihih), mergulhar em águas translúcidas, vislumbrar paisagens quase impossíveis de serem reais, etc, etc, etc. Depois, também tive alguns momentos de revolta, confesso. Mas foram esporádicos, porque acredito mesmo, que nem sempre vemos as razões do sofrimento, mas elas existem e Deus sabe o que faz. 

Além disso, podia sempre ter sido pior. Podia ter ficado doente antes das férias, e nem ter conseguido viajar...ou outra coisa qualquer. 

E pronto, por hoje é só isto. Sentia necessidade de desabafar, deitar para fora todas estas emoções e partilhar convosco uma experiência menos boa, porque a vida é mesmo assim. Dias felizes, dias menos felizes. (Não gosto de dizer "dias tristes"!) 

PS: As minhas rubis que são mamãs, já se devem ter lembrado da minha mãe, e do sofrimento que ela passou à distância. Sim, também pensei muito nisso. Mãe sofre, caramba!!! 
Uma amiga minha, enviou - me uma mensagem que me fez chorar compulsivamente e que dizia: "Quem me dera poder me teletransportar para estar ao teu lado!!" Basicamente deve ter sido isto que a minha mãe pensou durante todos os momentos, e no entanto, ainda conseguiu ter forças para me animar, tranquilizar e ainda dizer "vai ficar tudo bem minha filha!" e agora choro novamente...







3 comentários:

  1. Minha querida Rubi “ e vai ficar tudo bem “
    Muitas força e que essa tua energia e positividade nunca termine ...
    Mil jokas ����

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Rubina...que aventura 😬
    Fica bem ❤️ Muitos beijinhos 😘💕

    ResponderEliminar

Mensagens mais vistas