domingo, 27 de maio de 2018

As minhas estratégias, para fazer do ginásio uma rotina!!!

Olá olá olá meus lindos e vermelhinhos rubis!!!!!
Estão como é que vocês estão??? A aproveitar o fim de semana de forma ativa, ou jogados no sofá a ver televisão e a ler o meu blog? Hihihihih
 
Tanto um cenário como o outro, têm o seu lugar e importância para o bem estar de qualquer pessoa. No entanto, e a propósito do tema deste post, é fundamental para a nossa saúde e autoestima, praticar exercício físico e tornar isso uma rotina do nosso dia a dia.
 
Há pessoas que adoram fazer exercício físico, tanto quanto eu adoro dormir... Continuo a achar isto muito estranho, porque o primeiro implica fazer a mala (de desporto claro, que ninguém vai de férias para o ginásio), sair de casa, conduzir, estacionar, suar, esforçar-se, desafiar-se, lavar o cabelo a seguir (que dá um maçadão do caneco), etc, e o segundo implica apenas e só, jogar-se pra cama e ficar lá quietinho.
 
Relativamente às pessoas que são viciadas em exercício físico, podem parar de ler este post (e ir a correr para o ginásio), não sem antes partilhá-lo com amigos e familiares que detestam, nomeadamente no que diz respeito à prática de musculação no ginásio. E porquê este tipo de exercício especifico? Porque é aquele que pratico no ginásio (e que tanto me custou transformá-lo numa rotina), e aquele que acredito trazer resultados mais rápido. E também, porque convivo com várias pessoas que me perguntam como é que consigo manter a disciplina, e ir ao ginásio regularmente sem desistir. Sabendo estas, que eu detestava ginásio e que dizia que nunca iria frequentar este tipo de estabelecimento.
 
Então prometi-lhes que iria escrever sobre isto, para partilhar as estratégias  que utilizo (e que resultam comigo), para conseguir ir disciplinadamente ao ginásio, mantendo a motivação e dedicação.
 
Antes de começar, tenho que vos contar como é que tudo começou...
Era uma vez, uma menina que detestava fazer exercício físico, mas começou a trabalhar e lixou as costas, que já não eram boas e já tinham sido submetidas a fisioterapia. Lá teve ela que ir para a natação, para não perder o juízo com dores. Praticou durante 4 anos, e depois desistiu quando a sua companheira também o fez. Passou a praticar hidrobike, que lhe permitia comer o que apetecesse, mantendo uma satisfatória forma física. Entretanto, ela foi morar para um apartamento que oferecia 2 anos de ginásio, e para poupar dinheiro, lá se inscreveu no ginásio e deixou a hidrobike.
Essa menina sou eu, LOL!!
 
Fizeram-me uma avaliação física, e um plano de treino para os meus objetivos... ganhar força, reforçar a lombar e ficar tonificada.
 
Fazia o plano dois dias, parava uma semana, voltava, parava um mês, voltava, parava meses, e estive nisto mais de um ano. Não gostava nada daquilo, não estava motivada e preferia ficar em casa. Entretanto, fui ficando mole (em todos os sentidos, porque a idade não perdoa) e comecei a correr. Ia lá, corria, e vinha embora. Menos mau, mas era um esforço terrível porque não gostava nada de correr numa passadeira.
Até que um dia voltei ao plano de treino (antiquíssimo), e apareceu uma monitora do ginásio que me deu umas dicas e eu pedi-lhe ajuda para fazer nova avaliação e um novo plano. A partir daí, NUNCA MAIS PAREI!!!!!✌✌✌
 
E aqui vão as minhas estratégias infalíveis (pelo menos para mim)!!! 😄😄😄
 
1. Planear os dias da semana em que pretendo ir ao ginásio. Isto porque o meu horário não é fixo, e posso cair no erro de deixar para o próprio dia, a decisão de ir ou não ir. Erro porquê? Porque se deixarmos essa decisão para o dia, arranjaremos uma série de desculpas ou atividades para não ir. Por exemplo: "Ah, hoje foi um dia complicado no trabalho...vou mas é descansar!!"; "Ah, demorei muito tempo no supermercado, já é tarde para ir ao ginásio!"; "Ah, fui tomar café com as amigas (comi um bolinho) e agora estou muito cheia para ir para o ginásio!!" E pronto, nunca vai haver aquele dia em que vão direitinhos para casa, com o intuito de ir ao ginásio... Então, esta semana já planeio (consoante o meu horário), dois ou três dias da semana que vem, para ir ao ginásio e já não programo nada para esses dias, que me possa atrasar ou tirar muito tempo. Torna-se um compromisso, e não uma opção.
 
2. Escolher o período do dia em que tenho mais energia. Eu adoro dormir até tarde (como vocês bem sabem), e planear uma ida ao ginásio de manhã era sempre um dia de treino perdido, porque eu nunca conseguia sair da cama para ir ao ginásio. A vontade de ficar na cama ganhava sempre. Então o que fazia? Escolhia sempre os dias em que pudesse ir à tarde, nomeadamente, logo depois de sair do turno da manhã, para não perder energia a descansar ou a fazer outras coisas. Quem tem mais energia de manhã, então deve escolher os dias em que tem esse período disponível.
Independentemente do horário de trabalho, considero ser importante ir logo depois de sair, porque quanto mais tempo tivermos a fazer outras coisas, menos vontade temos para ir para casa e voltar a sair para o ginásio.
 
3. Ter um plano de treino que seja do meu agrado. Não vale a pena planear os dias para ir ao ginásio, se depois chega o dia e encaramos aquilo como um sacrifício e uma autêntica seca que não tem nada a ver connosco. Depois, passamos o dia a pensar: "Ai que eu não gosto nada daquele exercício de pernas, aiiiii e aquele que nunca consigo completar, e o tempão que vou estar ali...". Isto pode ser suficiente para perder a motivação para sair de casa. Existem 1001 exercícios diferentes, e nós adaptamo-nos melhor a uns do que a outros. Além disso, há pessoas que gostam de fazer um plano de treino com muitos exercícios durante duas horas, e outras (como eu) que gostam mais de planos pequenos com menos exercícios mas de rápida progressão. Aqui, recomendo que peçam um plano de treino a um monitor do ginásio, e sublinhem o tipo de exercícios que mais vos dá prazer e o tempo que querem despender. A motivação aumenta logo!! Mas da minha experiência pessoal, aconselho a executarem o plano durante uns três ou quatro dias no mínimo, para retirarem elações. Já tive planos que no inicio não gostei, e depois foram os meus preferidos.
 
4. Não passar o dia a pensar na ida ao ginásio. Se isto ainda representa um sacrifício para vocês, aconselho a não pensarem muito no assunto durante o dia, ou durante a noite (consoante o horário que escolheram), porque isto vai causar-vos algum sofrimento e ansiedade, e automaticamente o vosso inconsciente vai passar a associar a ideia de ginásio a algo mau. O nosso inconsciente é tramado...sejam amigos dele, que ele será convosco!💚
 
5. Colocar a roupa do ginásio à mão, no dia anterior. Isto pode parecer estranho, mas acreditem que pode resultar. Isto funciona um pouco como "tortura". LOL
É que sempre que olharem para a roupa, ela vai vos "dizer": "Não me ignores, estou aqui, já estou prontinha, é só vestir, vá não me vais deixar aqui desarrumada!!!" Quando estou com menos vontade e sinto que posso vacilar, adoto esta tática e resulta (quase) sempre.
 
6. Arranjar sempre um plano B. Então é assim... Os imprevistos acontecem, e às vezes até são bem vindos, quando por exemplo encontramos uma pessoa que gostamos muito e já não víamos há muito tempo. Vocês até iam a caminho do ginásio, já iam com o tempo contado, jantar para fazer depois... Mandam a pessoa passear??? Claro que não!!! "Ah, então vou faltar ao ginásio? Bonito, assim nunca mais me disciplino!!!" Nanananana, confiem em mim. Então o que fazem? Um pequeno exercício mental e verificam rapidamente na vossa cabeça uma alternativa àquele dia que vão faltar. "Pronto, não vou hoje mas consigo ir no Sábado de manhã que tinha reservado para dormir...durmo no Domingo." E pronto, problema resolvido. Se não conseguirem outro dia nessa semana, vão quebrar a rotina e o objetivo dos três, quatro ou cinco dias (sim, há loucos para tudo!!! Hahahahah) não será alcançado. Então nesse caso, combinam com a pessoa para outro dia sem falta.
 
7. Não desistir, até ver os primeiros resultados. Esta é a mais complicada, porque pode levar algum tempo. No entanto, considero ser a mais poderosa!!! Assim que comecei a ver mudanças no meu corpo, as idas ao ginásio ganharam um significado diferente e estimulante... "Não quero perder o que já que conquistei, nem voltar ao "zero"!!!" "Bem, isto hoje está a custar, mas compensa porque vejo resultados!!" Não há nada mais gratificante nas idas ao ginásio, do que ver alterações no nosso corpo, alterações estas que tanto desejámos e cobiçámos na pessoa alheia!!! Isto é definitivamente a maior motivação para continuar! "Afinal, também consigo se me esforçar!!!"
 
8. Trocar ideias com pessoas que vão ao ginásio regularmente. Quando falava com pessoas mais disciplinadas do que eu, aprendia sempre coisas novas e dicas importantes, e sentia mais vontade de ir ao ginásio (porque o nosso cérebro ouve a mesma informação várias vezes e fica gravado como algo que faz parte do dia a dia). Ficava (inconscientemente) motivada pelo entusiasmo com que a outra pessoa falava, e o ginásio tornou-se um motivo de conversa normal e rotineiro.
 
9. Pedir a alguém próximo, que faça de lembrete e incentive as idas ao ginásio. Isto pode ser irritante, mas só vai sê-lo até sermos nós próprios a querer ir, sem ser preciso ninguém lembrar. 
Às vezes precisamos que alguém nos martirize, e lembre o que vamos ganhar com a ida ao ginásio, nomeadamente a energia e alegria com que voltamos a casa. Isto é científico! A prática de exercício físico aumenta a libertação de endorfina, e isso dá-nos uma sensação de bem estar. Eu comprovo isto, sempre que vou ao ginásio. Chego sempre a casa cheia de energia, e vontade de fazer coisas!!! Depois tomo banho e isso passa. LOL
 
10. Comprar roupa gira para o ginásio. Confesso que não sou o melhor exemplo neste aspeto, mas confirmo que vou com mais vontade, quando me sinto gira além de confortável. Ninguém se sente motivado, quando vai aparecer em público e se sente feio ou desmazelado!! Não é preciso ir maquilhada como se fosse a uma festa de gala, vá. Mas um aspeto cuidado, com roupinha fit e ainda por cima gira, faz toda a diferença na nossa confiança e vontade de "se mostrar" ao mundo.
 
11. Escolher uma playlist motivadora e ouvir com auscultadores. Isto para mim, é fundamental por três motivos. Um, porque a música é altamente influenciadora do meu estado de espírito, e quanto mais feliz e empolgada me sinto, mais energia e genica tenho para libertar durante os exercícios!! Dois, porque mantém-me concentrada, e "afasta" as pessoas que gostam de me distrair para conversar. (Não me levem a mal, mas se estamos sempre a parar, ficamos frios e o risco de lesão aumenta, e a motivação para continuar diminui.) Três, porque a música do ginásio pode influenciar negativamente a minha motivação!! Às vezes dá-me sono, e noutras vezes dá-me náuseas. LOL
 
12. Escolher as horas de menos confusão no ginásio. Isto não serve como motivação, mas o facto de estar sempre a parar porque as máquinas estão sempre cheias, estar sempre a pedir licença para se movimentar e o cheirinho a transpiração que paira no ar, pode ser verdadeiramente desmotivador!!! Sempre que puderem, vão nas horas menos concorridas.
 
13. Oferecer-me uma compensação pelo esforço. Eu adoro comer, e se dantes eu preferia os salgados aos doces, hoje em dia apetece-me tudo!!! Irraaaaaaaa!!! Então, quando ainda não tinha o ginásio como uma rotina, costumava comer um bolinho mais calórico (tipo Bola de Berlim😋😋😋), como forma de compensação, quando conseguia cumprir o número de idas ao ginásio previamente planeado para a semana.
Hummm, não sei se devia ter divulgado esta "estratégia"... Ahahahahahah
 
 
Notas importantes:
👌 A monitora que me faz os planos de treino, além de ser linda de morrer, é extremamente motivadora e inspiradora. Ela foi a grande responsável por me manter entusiasmada (quando a preguiça atentava), confiante nos resultados (quando duvidei que aparecessem), e motivada (quando me sentia cansada), ao longo deste longo caminho até aqui.
👌 O meu ginásio fica a uns metros de casa...assumo que isso ajuda muiiiiiiitoooo!!!
👌 Se tenho um corpo perfeito? Não!!! Nem tenho essa pretensão, até porque o "perfeito" não existe. No entanto, posso afirmar que tenho o melhor corpo que alguma vez tive, dentro das minhas expetativas e objetivos!!! Ok, não hoje propriamente que ainda estou a recuperar das férias à grande e à moleza.
 
Muitos beijinhos, e espero que estas estratégias ajudem e motivem o maior número de pessoas possível!!!!!!!💖💖💖
 
 
 

3 comentários:

  1. Devo dizer k estava a aguardar ansiosamente a publicação deste post :)) Estava curiosa para saber o k resulta ctg pk tal como tu só iniciei kk tipo de atividade física dps de lixar as costas no trabalho e detesto ir ao ginásio, só vou pk encaro como uma obrigação e msm assim só faço pilates e SGA.
    Isto tudo para dizer, k gostei do post e vou experimentar as tuas dicas a ver se funciona :p ***

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa!! Obrigada pelo comentário. ;) Espero que as minhas estratégias resultem contigo, até porque se fizeres os exercícios de forma correta e de acordo com as tuas (possíveis) limitações, verás que ficarás mais forte e a probabilidade de te magoares no trabalho é muito menor. Muitos beijinhos ***

    ResponderEliminar
  3. Epá, até fiquei com vontade de ir ao ginásio :) o meu problema, é que já tenho o horario demasiado preenchido, com as minhas aulas de dança, a ginástica da Francisca e os malditos imprevistos sempre a acontecer no trabalho, que me obrigam muitas vezes a sair mais tarde... e seria mais uma despesa (já tenho tantas), mas já ando a algum tempo a pensar em ginásio, porque eu sozinha, ir fazer caminhadas ou correr, não resulta, comigo só resulta se tiver de pagar, porque sinto-me na obrigação de ir e ter alguém que puxe por mim. Não estou nada satisfeita com o meu corpo, perto dos 40, sinto que por mais cuidados que tenha com a alimentação (embora menos disciplinada que há um tempo atrás) não vejo resultados, ou seja, não consigo perder peso e isso também levou-me a desmotivar muito nos cuidados de alimentação, já para não falar no dinheiro que gastava em alimentação saudável, infelizmente é muito caro comer legumes e verduras, em vez de massa e arroz, por exemplo. Tenho de ver, como são os horários no próximo ano lectivo e ponderar seriamente inscrever-me num ginásio :)

    ResponderEliminar

Mensagens mais vistas