segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Aaaaaah, quando fores mãe vais ver!!!!!

Olá meus estimados rubis!!! Como é que vocês estão? Eu estou bem, obrigada! 😃
 
O assunto que vos trago hoje, bem podia estar inserido na rúbrica "Coisas que me tiram do sério", mas como é um assunto deveras delicado, decidi abordá-lo sem rótulos associados.
 
Antes de começar a minuciar o tema deste post, quero pedir desculpa às minha amigas que já são mamãs e que nunca se dirigiram a mim com o título deste post. Minhas queridas, este post não é para vocês!!! Lov u.💜
 
Então vamos lá perceber umas coisinhas...
 
Muitas vezes, quando estou a desabafar sobre certos aspetos com pessoas que já são mães, a coisa acaba sempre no "Ah, quando fores mãe vais ver!!!". Passo a explicar...
Às vezes, acontece dormir mal, sabem como é, ou custa a adormecer, ou passamos a noite a acordar, ou acordamos muito cedo e já não conseguimos dormir, ou sonhamos imenso e o sono não e reparador, etc., e então uma pessoa que está a tentar acordar no trabalho, e a manter-se concentrada, lá se lembra de desabafar com a colega do lado... "Fogo, estou cheia de sono, dormi super mal!!!" e então lá vem a célebre expressão: "Ah, quando fores mãe, vais ver o que é dormir mal!!! Eu já não durmo uma noite inteira há anos... sabes lá!!!". E uma pessoa fica a sentir-se a pior pessoa do mundo por fazer um simples desabafo, e até dormir bem na maioria das noites!!😖😖
 
Depois, lá vem um dia em que tenho a brilhante ideia de comentar no trabalho que ando sempre dum lado para outro, ocupada com alguma coisa, e que não consigo fazer tudo o que quero numa semana inteira. Logo de seguida, oiço alguma colega que se vira para mim indignada e diz: "Ah, quando fores mãe vais ver o que é não ter tempo para nada!!!" E pronto, lá enfio a cabeça no buraco e fico caladinha no meu canto, a pensar que afinal não tenho o direito a reclamar da falta de tempo porque não tenho o estatuto de "mãe sempre cheia de coisas por fazer!!!" 😈
 
Outra situação que também remete para a mesma exclamação, é quando estou a comentar que o exercício físico é importante, e que toda a gente devia ir ao ginásio ou praticar algum desporto para o seu bem estar físico e psicológico, principalmente quando se tem um trabalho que exige tanto de nós como a enfermagem. A prática de exercício físico aumenta os nossos níveis de força e energia, e diminui o risco de lesões associadas à profissão. Bem, pára tudo que isso é muito bonito maaaaaaaas "Aaaah, quando fores mãe, vais ver se tens tempo de ir ao ginásio como vais agora!!!!". Pronto, esqueçam!!! Peço imensa desculpa!!! 🙍
 
E aquela situação engraçada, onde parece que a conversa tem tudo para correr bem e depois descamba num instante... "Então Rubina, as tuas férias foram boas? Tens fotos espetaculares!! Deve ter sido cansativo andar sempre dum lado para outro, mas compensa pelos sítios lindos que conheceste!!! "Aproveita agora, porque quando fores mãe, vais ver as férias que vais fazer... Quanto muito, vais para um hotel com tudo incluído para não teres que andar com os pequenos dum lado para outro. E viagens curtinhas, que ninguém aguenta 10 horas dentro dum avião com crianças!!!" E lá volta aquela sensação desagradável de me sentir mal por ter tido aquelas férias...🙎
 
Teria muitos mais exemplos, mas não me quero alongar mais! Tenho que acrescentar que apesar de todas estas constatações da vida de mãe, a conversa acaba sempre com a expressão "Mas ser mãe compensa tudo!!!" e eu fico com o ar mais embevecido que consigo!!! 😜
 
Então caras mamãs deste mundo e arredores, em primeiro lugar, essa constatação do "ah, quando fores mãe vais ver" é mesmo uma verdade absoluta, porque quando eu for mãe, vou mesmo ver, a menos que fique cega por alguma razão. Deus queira que não!!!
Será que por dormir bem 90% das minhas noites, e não ter filhos a chorar a toda a hora me retira o direito de desabafar acerca duma noite mal dormida?? É que se assim for, todos nós deixamos de ter o direito de dizer "tenho fome" quando há pessoas no mundo a morrer à fome, ou "estou tão cansada de trabalhar" quando há pessoas no desemprego e por aí adiante!!! Muito cuidadinho então!!! 😏😏
 
Relativamente à situação do ginásio, minhas queridas mamãs, novamente vos aconselho a não generalizarem!!! Tenho várias amigas que foram mamãs e que continuam a ir ao ginásio!!! A sério!!! Juro!! Isto depende de muita coisa, e não apenas do facto de se ter ou não filhos!!! Se me disserem que gostavam muito de voltar ao ginásio mas não têm quem fique com a criança, aí eu percebo perfeitamente!!! Mas isso é uma circunstância que vos impede, e não uma verdade absoluta de que ter filhos impede-nos automaticamente de ir ao ginásio ou fazer qualquer tipo de exercício físico. No inicio sim, até porque é desaconselhado, mas mais tarde, são variadíssimas as razões que podem influenciar a prática de algum exercício físico. E vou dizer isto muito baixinho... Pode ser preguiça...não culpem os piquenos! 😵

Falando das férias, gostaria apenas de saber se posso falar delas sem ter que me justificar logo de seguida, tipo: "As minhas férias foram boas, andei de um lado para outro mas só fiz isto porque não tenho filhos!!! Porque se tivesse filhos, não podia ir para estes sítios, nem andar dum lado para outro, nem fazer viagens de avião longas, nem ir de férias tantas vezes, nem ver sítios tão bonitos, nem ficar em hostels, nem acampar, nem nada de nada!!!!" Posso só dizer que foram boas, obrigada?? Pleeeease!!!
E vou dizer uma coisa que é bem capaz de vos chatear, mas é a mais pura das verdades!!! Eu tenho um casal amigo que nunca deixou de viajar, e ir para sítios longínquos, mesmo depois de serem pais de duas crianças! São uma exceção? Sim, é bem provável, mas como vêm, não há verdades absolutas!!! Voltámos ao mesmo! 😉😉

Por último... Como é que têm tanta certeza que um dia vou ser mãe, se eu própria não tenho?! 😲
Já imaginaram se sempre que as mães se queixassem das mil e uma coisas chatas que ter filhos implica, eu dissesse "Ah, ninguém vos obrigou a ter filhos!!!" Era mau, não era? Então vá, sejamos todos razoáveis e pensemos que todos temos vidas e circunstâncias diferentes e isso é maravilhoso!!! Somos todos livres de uma forma ou de outra!!😊😊😊

E se um dia eu for mãe, venho cá ler este post para não cometer o mesmo erro!!! Mas não prometo nada, porque acima de tudo somos todos humanos!!! 💗💗💗

Vá, uns bolinhos para não ficarem chateadas comigo!!!!🙏🙏🙏
 
 
 
 


4 comentários:

  1. Minha querida Rubi ,tens razão nos teus desabafos ,mas podes crer que não é por mal (por mim falo) ! Mas sabes ,apesar de adorarmos os nossos rebentos e ter sido uma escolha nossa ,por vezes temos saudades do tempo em que não os tinhamos e podiamos fazer mil e uma coisa ! Portanto ,falando por mim e apenas por mim,quando hipoteticamente falo " quando fores mãe ,vais ver" ,no fundo ,no fundo é um pouco de nostalgia dos tempos idos e uma pontinha (só uma pontinha de inveja 😂😂😂) . Foram muitas as vezes que estava desejando que ficasse de noite para elas dormirem ,que ia para o wc descansar um pouco ,etc,etc e não tenho vergonha,de o admitir ! Não era falta de Amor era cansaço. Por isso comprrendo e respeito muito quem opta por não ser mãe! Somos humanos e todos,diferentes Graças a Deus
    Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Lena, estimei o teu comentário!!! Revela muita sinceridade!!! Acredito em tudo o que disseste!!! E sim, somos todos humanos acima de tudo!! Muitos beijinhos😘😘

      Eliminar
  2. Minha querida irmã, o frenezim que senti em mim, não me deixou ler o teu post até ao fim...espero que o meu testemunho ajude a clarificar todas essas crenças. Primeiro, uma mãe que não tem tempo para si, não PODE SER BOA MÃE!! Lamento chocar as super mães deste país, mas é verdade!! Está mais que comprovado cientificamente, empiricamente e afins. E quem não tem tempo para nada, é porque não quer, porque tem na cabecinha que uma mãe sacrificada e desleixada, significa que cuida bem dos filhos, treta!! Temos milhentos exemplos de mulheres que não têm suporte familiar nenhum e cuidam de si. Antes que me perguntem, eu digo, sou mãe de uma menina de 8 anos, quase 9, se Deus quiser! E sim, não tenho suporte familiar porque moro no continente. Gestão de tempo, hoje fui treinar às 7h da manhã, estava de noite e um frio de raxar, mas fui e fez-me um bem gigante que compensa o sacrifício. E podia dar muitos mais exemplos, mas prefiro dizer também o que choca, muitas vezes. Quando observo mães que têm um pai que vai buscar os filhos à escola, mães que têm mães que são quase empregadas domésticas das filhas, mães que nunca cozinham, porque têm a comida da mamã, mães que têm sempre alguém que fique com os filhos quando estão doentes e ainda dizem: estou tão cansada?!?! Não tenho tempo para nada?!? Não sei como esta gente tem tempo para Facebooks... blá blá blá blá blá blá. Isto choca-me profundamente. Termino dizendo só mais uma coisa, tu melhor que ninguém sabes que até viagens de 20h de avião é possível fazer com crianças, tal como eu sei. Não ter vida própria não é culpa dos filhos, mas sim das mulheres que só sabem se queixar e não se atrevem a fazer nada por si, porque lá está, a crença enraizada que uma boa mãe, só sai de casa para ir ao supermercado e de preferência de cabelo desgranhado e fato treino com uns sapatos que vê-se logo que eram os que estavam à mão. Disponível para insultos e atentados à minha sanidade mental 😂😂😂😂 Amo-te muito meu anjo e orgulho-me todos os dias da pessoa linda que és!! Beijinhos grandes 😘😘😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida maninha, tu própria já disseste que não tinhas tempo para nada!! E de forma legítima! No entanto, percebeste que há sempre algumas melhorias a fazer na gestão do tempo! E algum esforço também!! Sem dúvida! Concordo contigo, quando dás exemplos de mães que têm toda a ajuda e mais alguma, é mesmo assim, reclamam de tudo e da falta de tempo... Enfim, arranjamos sempre motivos para reclamar, e por vezes é muito injusto, perante a pessoa que temos ao lado!! Eu não acho justo, não poder reclamar porque não tenho filhos, e foi isso que vim cá desabafar! :) Muitos beijinhos grandes😘😘😘

      Eliminar

Mensagens mais vistas