sábado, 26 de janeiro de 2019

SIM, a nossa imagem é muito importante!!

Hello hello hellooooooooo sweet rubis!!! Como foi a vossa semana? A minha foi boa mas um pouco cheia...
 
Hoje, começo por vos perguntar: "Qual a importância que vocês dão à vossa imagem?"
Já estou à espera que não me respondam, mas talvez depois de lerem o post até o fim tenham vontade de o fazer! 😃😃
 
Então vamos lá refletir um pouco sobre este tema. Quando é que começamos a nos preocupar com a nossa imagem? Bem pequenos, quando já damos a nossa opinião em relação à roupa que a nossa mãe escolhia para nos vestirmos, ou em relação ao corte de cabelo que ela solicitava à cabeleireira para nos fazer. Portanto, isto é algo que desde cedo nos faz pensar e fazer escolhas. Naquela altura, a nossa opinião dependia do facto de nos sentirmos mais ou menos bonitos, mais ou menos confortáveis, ou mais ou menos parecidos com os nossos colegas de escola. E quando somos adultos? Não serão estas mesmas razões que definem as nossas escolhas? Eu acredito que sim, substituindo os colegas de escola pelos colegas de trabalho, ou parceiros do grupo social onde estamos inseridos. 
 
Todas estas questões que nos fazem decidir por uma determinada imagem, não me parecem ter nada de fútil, como muitas vezes oiço algumas pessoas referirem-se a este tema. Segundo o dicionário online de português, "fútil", significa "característica de irrelevante, sem importância nem utilidade; insignificante". Ora bem, como é que a forma como nos apresentamos em público ou até mesmo no conforto do nosso lar, pode ser algo irrelevante ou insignificante?
 
Quando escolhemos ter uma determinada imagem, marcada pela nossa personalidade e pelos nossos valores e crenças, que pode ou não estar determinada por regras, consoante a nossa profissão ou até mesmo a nossa religião, como é que isso pode ser algo irrelevante?
 
Quando a nossa imagem determina o que os outros pensam de nós (e não estou a falar da importância que damos à opinião dos outros), e tem grande influência numa entrevista de trabalho, numa reunião de negócios, num primeiro encontro, num pedido de colaboração, num casting, numa apresentação, como é que isto é algo insignificante?
 
Quando a nossa imagem nos faz sentir ou não, bonitos, confiantes, seguros, confortáveis, felizes, determinados, motivados, integrados, criativos, inspirados, realizados, preparados, como é que isto pode ser um aspeto fútil na nossa vida?
 
Os mais sépticos neste assunto, vão defender que não se importam minimamente com o que os outros pensam da sua imagem, que "quem gosta gosta, e quem não gosta não gosta", que só precisam de ter algo para cobrir o corpo, que não gastam dinheiro em coisas fúteis como roupa, cremes ou cabeleireiros, que não precisam disso para se sentirem bem ou confiantes, e que a nossa imagem não deve determinar aquilo que somos.
Ora bem... Não é preciso preocuparmo-nos com a opinião dos outros para querermos manter uma imagem bonita e cuidada, aliás, devemos fazê-lo sempre em primeiro lugar por nós próprios, e pelo nosso bem estar. Depois, não é necessário andarmos com as últimas tendências da moda, encher o armário de roupa, sapatos e acessórios, sair de casa sempre impecavelmente maquilhadas ou gastar rios de dinheiro, para termos uma imagem bonita e cuidada. Além de tudo isto, SIM, a nossa imagem determina em muito aquilo que somos, no sentido em que é através dela que mostramos os nossos gostos, as nossas vivências, os nossos valores, o nosso estado de espírito, o nosso nível de confiança, a nossa profissão, ou até mesmo o nosso estado de saúde.
 
Quero deixar um desafio a todas as pessoas que consideram estas preocupações com a imagem, uma coisa perfeitamente fútil. Experimentem sair da vossa zona de conforto, e usar algo que gostam de ver nos outros mas que não se atrevem a usar (e que seja confortável para vocês, claro), colocar um pouco de BB cream, corretor de olheiras, e máscara de pestanas, fazer um novo corte de cabelo ou uma nova cor, fazer manicure ou pedicure pela 1a vez, usar aqueles brincos lindos que só usam em ocasiões especiais, no vosso dia a dia, adquirir o hábito de colocarem creme no corpo após o banho, comprarem um pijama de cetim (ou um tecido semelhante), e vejam o que isso vos transmite, ou como se sentem. Tenho a certeza absoluta que se sentirão felizes, confiantes e bonitos. E isso é mau? Calculo que não!!!
 
A nossa imagem é fundamental para a nossa autoestima, e ter ou não uma boa autoestima é verdadeiramente importante para a nossa saúde mental. Penso que não preciso aprofundar este aspeto para concordarem comigo.
O facto de estar a abordar este tema, está relacionado com uma formação que estou a fazer e que vou revelar assim que tiver terminado!! Curiosos? Vão ter que esperar um bocadinho!!! 😉😉
 
Chapéu...aquele acessório que sempre adorei e nunca usava! ;)
 
 



 





Wedding mood


Para a capa da Vogue LOLOLOL



 

 
 
 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que dizes ! Não para,agradar os outros mas para,nos sentirmos bem ! Não tem nada de fútil! Em relação aos chapeus sou como tu,adoro mas não tenho coragem de usar ! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lena, fico feliz por partilhares da minha opinião. E sem dúvida que em primeiro lugar, devemos cuidar da nossa imagem por nós e para nós !! Quanto ao chapéu, ou outra peça qualquer, pensa porque razão não tens coragem de usar e desbloqueia esse receio!! Eu não tenho usado pq não temos tido muito frio e porque não dá jeito guardar no cacife! :P Muitos beijinhos

      Eliminar

Mensagens mais vistas