domingo, 12 de maio de 2019

Ser enfermeiro...

Nunca tive o sonho de ser enfermeira...antes pelo contrário. Dizia mesmo: "Enfermeira nunca!!!" 
Aprendi cedo, que não devemos usar a palavra "nunca" com leviandade! Por várias razões, que não vou perder tempo a contar, (até porque vos ia maçar) cá estou eu, há 13 anos como enfermeira!  
Tenho muito orgulho na minha profissão, mesmo não sendo algo que me realize profundamente!
Não, não vou vitimizar-me e dizer que tenho a profissão mais difícil do mundo, mas acredito que está no grupo das mais esforçadas e altruístas de todas!!!
Ser enfermeiro, é dar sempre mais do que aquilo que pensamos ser capazes, é ter sempre mais força do que aquela que achamos possuir, é colocar o outro sempre em primeiro lugar, porque o outro é que está doente, o outro é que está incapaz e o outro é que precisa da nossa plena capacidade!!!
Ser enfermeiro, é abstrair-se constantemente das nossas necessidades, porque em primeiro lugar, estão as necessidades do outro.
Ser enfermeiro, é ignorar situações de desrespeito e desumanidade, porque o outro, que está indefeso, não tem culpa destas vicissitudes da profissão e precisa acima de tudo que estejamos do lado deles, com eles, para eles!
E dia após dia, é isto que faço e vejo os meus colegas fazerem, um esforço gigante para ignorar as condições e se dedicar ao outro, de forma plena, exímia, e extraordinária!!!
Porque para nós, ENFERMEIROS, o que realmente interessa é cuidar de quem precisa, independentemente do estatuto, da doença, do momento ou das circunstâncias em que o fazemos!
Parabéns a NÓS, que nos superamos sempre, para cuidar do outro!!! Bem hajam!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens mais vistas