sábado, 4 de agosto de 2018

A receita da "minha" quiche de atum!;)

Olá meus gulosos rubis! Como é que estão?
A pedido de muitas famílias (LOL), vou partilhar convosco a receita da "minha" quiche de atum.
Coloquei propositadamente as aspas, porque a receita não é originalmente minha, mas sim da minha amiga Ana. Entretanto, até conseguir aperfeiçoar a técnica, fui fazendo algumas alterações de acordo com o meu gosto pessoal.
Duas coisas importantes... Eu gosto da quiche bem cozida, não gosto de quiches húmidas e "nhanhentas", além disso gosto sempre de colocar um legume, porque acredito ser sempre importante incluir legumes em todas as refeições.  
Então passemos à ação!!
 
QUICHE DE ATUM
 
Ingredientes:
 
- 1 lata de atum de 250 gr
- 1 pacote de natas sem lactose Pingo Doce (claro que podem usar um pacote de natas "normal")
- 5 ovos (podem colocar apenas 4 se preferirem)
- 1/4 de pimento vermelho (ou amarelo se preferirem)
- 1 ramo de brócolos pequeno
- 1 pequeno pedaço de alho francês (cerca de 2 cm)
- 1 embalagem de massa quebrada Pingo Doce
- sal q.b
 
Modo de preparação:
 
- Em primeiro lugar, retiro a massa quebrada do frigorífico e da embalagem, e deixo a repousar um pouco.


- Seguidamente, parto os ovos para uma tigela e bato com um garfo até ficar uma mistura bem homogénea, e junto o atum depois de muito bem escorrido. Misturo tudo muito bem.



- Adiciono o pimento e os brócolos, partidos em pedacinhos pequenos.



- Parto o alho francês em fatias bem fininhas e junto ao preparado.


- Por fim, coloco 2/3 do pacote de natas e misturo tudo muito bem. Podem colocar uma pitada de sal nesta fase e misturar tudo novamente.

 
- Vamos à massa quebrada... Estende-se a mesma na nossa forma de quiche e ajustamos nos cantinhos. Eu costumo picotar a base com um garfo, para me certificar que fica bem cozida.
 
 
- Verto delicadamente o preparado para a forma, e coloco os brócolos harmoniosamente distribuídos no espaço. 😁

 
 
- Vai ao forno (e esta parte para mim foi a parte mais complicada de acertar, porque a base ficava sempre mal cosida), pré-aquecido durante 10 minutos a 200º, com o calor apenas na base durante 20 minutos e depois em todo o forno durante mais 20 minutos e...voilá!!!! Está prontinha a nossa quiche de atum!!!😋😋😋


Digamos que passou um bocadinho do ponto (LOL)...fui tomar banho e perdi um pouco a noção do tempo!!!
Estejam mais atentos do que eu, ok? Mas ficou deliciosa à mesma, garanto-vos!!!



Notas importantes:
  • A temperatura do forno e o tempo de cozedura, variam muito de forno para forno. Vão vendo o progresso de cozedura, e quando a quiche estiver bem dourada (e não preta lol) por cima, e sem líquido, deverá estar cozida.
  • Às vezes, coloco mais uma lata de atum das pequenas, e neste caso, utilizo o pacote de natas na totalidade.
  • Normalmente, coloco sempre uma pitada de sal, mas já experimentei sem sal e para quem está habituado a comida com pouco sal (como eu), fica bom.
  • Costumo acompanhar com uma saladinha bem fresquinha.
Espero que gostem!!! Partilhem como correu, e coloquem em comentários!!!

5 comentários:

  1. Hummmm, tenho de experimentar, parece muito apetitosa :)

    ResponderEliminar
  2. Também eu vou experimentar! Não vou sair do pé do forno😁😝

    ResponderEliminar
  3. Rubina,experimentei a tua receita e..
    ficou MARAVILHOSA!!! Adorei!!! Começa já a publicar aqui para o pessoal as tuas receitas! Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom!!! Fico muito feliz!!! Mas à receita não é minha! :( Mas vou partilhar outras sim senhora!! Beijinhos

      Eliminar

Mensagens mais vistas