sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Réveillon a trabalhar? No, thanks!!

Olá minha genteeeee!!!! Happy New Year!!!!!!!!!!!!

Este ano, aliás, no ano passado, o meu horário de Natal no hospital foi muito animador... Além de trabalhar nos dias 24 e 25 de Dezembro, ainda fui presenteada com a noite de Fim de Ano, a noite de réveillon!! Xarammmm!!! Vai buscar!!!!

Para quem é enfermeiro, não é nada de extraordinário nem surpreendente, apesar de nalguns sítios, se espalhar o mal pelas aldeias de outra forma!! Adiante...
Quando vi o horário, confesso que não fiquei surpreendida até porque já estava à espera. Já tinha dito várias vezes à minha mãe... "Vai-te preparando psicologicamente, que este ano cheira-me que vou fazer a noite de fim de ano!!" Sim, porque eu é que ia trabalhar, mas ela também iria sofrer com a minha ausência!! Mãe sofre! (e o meu olfato não me falhou, apesar da rinite alérgica!! Ahahahahah)
Ora bem, na realidade, eu sou uma grande sortuda a meio disto tudo! E porquê? Perguntam vocês... Porque, em 11 anos de trabalho como enfermeira, só este ano é que me calhou esta rifa! Rifa esta, que ninguém quer o brinde.

Na verdade, não saio nesta noite, não vou para nenhum hotel ou outro sítio que exija idas ao cabeleireiro, maquilhagem...ou ao shopping no dia 30 de Dezembro à noite, com as portas quase a fechar, e a ouvir o aviso "Caros clientes, o shopping fecha dentro de 15 minutos", à procura do vestido ideal que afinal já está algures no armário (sim, eu já fiz isto, "shame on me").
Mas não é por não sair nesta noite para nenhum sítio pomposo, que fico feliz por ir trabalhar!! Antes pelo contrário!!

Costumo passar a tarde em casa dos meus pais, a ajudar a minha mãe na cozinha, porque fazemos jantar para amigos e familiares e depois assistimos juntos ao "fogo" (mais corretamente chamado espetáculo pirotécnico). Ainda pra mais, a vista da casa dos meus pais é maravilhosa. Podia dizer muitas mais coisas, a animação que é a contagem decrescente, os gritos de alegria, os beijos e abraços, as cantorias, os pulos, as lágrimas (ai as lágrimas que correm naquela varanda, de alegria, tristeza, nostalgia...), as selfies, os foguetes que cada um leva e faz explodir nos momentos que antecedem a meia-noite, etc,etc,etc. Somos muito efusivos naquela varanda e vivemos tudo com muita intensidade!!

Desde que soube que ia fazer esta noite no hospital, encarei a notícia com naturalidade e algum sentido de humor. Até me ponha no gozo com a minha mãe, a dizer-lhe que ela ia chorar baba e ranho sem mim, etc. E os dias foram passando, e eu continuava "na boa" em relação a esse assunto.

Chegou "o dia" e, primeiro não queria sair da cama (mas isso até é habitual ;P), almocei super tarde, depois fui ter à casa da minha mãe, e sentia uma nostalgia (que é habitual neste dia) mas além disso, alguma tristeza. Fomos comprar pão todos juntos, para manter a tradição o máximo possível e depois lá fui para a cozinha ajudar a minha mãe (desta vez não era preciso grande coisa pois pedimos comida feita num take-away). Estava eu a lavar alfaces para a salada, e de repente comecei a chorar sem parar. Comecei a sentir uma tristeza a tomar conta de mim!! Lá fui mimada pela minha mamã e acalmei-me.
Depois, durante o jantar (que ainda por cima ainda não tinham chegado todos), senti-me mesmo triste a pensar que dali a nada ia embora para só voltar no dia a seguir. E não conseguia parar de pensar no que ia perder.
Quando foi para ir embora, bem tentei, mas foi a choradeira total. Parecia que ia trabalhar para uma mina em risco de desabar, durante meses a fio. E então quando fui despedir-me da minha sobrinha que estava a ver TV, então aí, custou-me muito com ela a perguntar "Vais onde?" e depois também começou a chorar. E eu pensei, "É isto que sentem os meus colegas que têm filhos quando vão fazer noite ou trabalhar em dias festivos?? Não quero sentir isto nunca mais!!". E até deve ser pior...porque ser mãe é outro nível!!! Depois ainda me cruzei com a minha prima que tinha feito tarde e vinha a chorar. Enfm...tudo muito animado.
E pronto, fui o caminho todo a choramingar e lá cheguei ao trabalho com o melhor sorriso que consegui e pronta para tudo. A noite foi calma, (thanks God) e deu para comer, conviver e trabalhar um bocadinho.

Algumas pessoas podem perguntar se quando eu tirei curso, não sabia que estaria sujeita a estas situações. Claro que sabia, como é obvio, mas isso não torna a situação mais fácil ou normal!! Custa sempre!!

PS: Toda a gente me dizia que ia custar, mas que se tivesse oportunidade de ir ao terraço do hospital ver "o fogo", seria absolutamente extraordinário e inesquecível pela vista de 360º. Sim, a vista é boa, mas a da casa da minha mãe, é MUITO MELHOR!!!!


Passagem de ano de 2015/2016


2 comentários:

  1. A melhor passagem de ano do mundo, é na nossa casa!!!! Somos umas sortudas ;) BLessed :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente maninha!! É uma alegria contagiante!! Truly blessed!! :))

    ResponderEliminar

Mensagens mais vistas