quinta-feira, 3 de maio de 2018

Pequim, uma cidade de encantos milenares

Olá meus queridos rubis!!! Como é que vocês estão???? Tinha tantas saudades de escrever aqui no meu (nosso) cantinho!!!!
 
Eu já tive dias melhores, aliás como deu para ver nas fotos que fui partilhando ao longo das férias, mas desde que regressei, estou muito constipada, completamente congestionada, e tenho passado o tempo todo jogada no sofá. Sinceramente penso que é um pouco de tudo...jetlag, o ar condicionado dos aviões, a depressão pós-férias, enfim, foram dias maravilhosos e o regresso à realidade custa um bocado.
 
Hoje vou falar-vos da minha primeira paragem das férias...Pequim, capital da China.
Quando começámos a planear esta viagem, Pequim não fazia parte do itinerário, mas ainda bem que fez porque foi um sítio que valeu muito a pena conhecer. É uma cidade que guarda alguns tesouros da história da cultura chinesa, visto que muito antes de se falar da China, Pequim já era capital de duas dinastias, Liao e Jin.
 
Para mim, o que mais saltou à vista em Pequim, foi o contraste permanente entre o passado e o presente. Tanto estávamos a caminhar entre prédios recentes, como já estávamos a atravessar jardins milenares, com templos antiquíssimos de arquitetura incrível.
Estava à espera de uma cidade mais confusa e cheia de gente. Bem...lá cheia de chineses estava, mas conseguíamos andar relativamente à vontade, à excepção dos locais turísticos em que era a loucura total, (credo) e o metro, nas estações mais importantes.
 
O hotel onde ficámos alojados, ficava a 5 minutos da Cidade Proibida e tivemos a brilhante ideia de lá ir no dia em que chegámos. Ou seja, cansados das viagens de avião e com as horas todas trocadas (eram 5h da tarde mas na nossa cabeça, já eram 0h). Foi lindo!!! Pareciam que estavam milhões de chineses ali, sem contar com os turistas, e víamos também muitos grupos de crianças que pareciam estar a realizar visitas de estudo. Era uma loucura de gente, barulho e confusão e ainda por cima estava um ventinho que chegava aos ossos!! Conclusão: era um sítio enorme, com templos lindos, uma arquitetura magnífica mas penso que só vi com atenção 1/3 do lugar, porque não me sentia nas melhores condições...
Saímos de lá e fomos a uma tasquinha ao pé do hotel. Estava cheio de chineses e achámos que era um bom indicador. E não é que foi mesmo?? Eu não aprecio a comida chinesa, mas foram dois pratos tipo wok, um deles com uma mistura de legumes, pimentos e tofu e outro com legumes e porco (acho eu) super deliciosos!!!
 
Perto do hotel, também ficava a Rua Wangfujing, rua moderna e cheia de lojas para todos os gostos, das mais caras e de grife, às mais acessíveis e populares. Perpendicular a esta rua, havia o Mercado Noturno de Donghuamen, onde se podia experimentar as iguarias mais extravagantes da cidade...espetos de escorpião, baratas e afins. Nesta boquinha, não entrou nada disso!!! Bilaaaccc
 
Um dos sítios que mais gostei, foi sem dúvida o Summer Palace, um complexo enorme de lagos, jardins, pontes e palácios construído no século XVIII para servir de refúgio à corte imperial, do calor insuportável da Cidade Proibida. Na altura devia resultar...mas eu senti imenso calor aqui!!! Ahahahahah
 
Outro lugar de visita obrigatória em Pequim, é sem dúvida o Tian Tan Park ou o Templo do Céu. Infelizmente, por um problema de comunicação com a funcionária das bilheteiras, não entrámos no templo propriamente dito, mas o passeio pelos jardins circundantes foi completamente recompensador!!!
 
Deixei para o fim, mas foi certamente o ponto alto desta viagem, a excursão à Grande Muralha da China!!! Verdadeiramente marcante!! Existem várias excursões disponíveis, a várias secções da muralha, a preços variados e com outros locais a visitar incluídos. Confesso que não fui eu a tratar desta parte, por isso não sei aconselhar!;P
 
O que posso dizer é que fomos apanhados no hotel às 7h da manhã, por uma carrinha com guia e cerca de 13 pessoas além de nós os dois. Um casal de Singapura com o filho (ou neto), um pai e filho do Canadá que estavam em negócios pela China, dois amigos, um do Canadá e um da Colombia, dois mexicanos que estavam a trabalhar em Pequim, uma rapariga da Mongólia que tinha ido em trabalho a Pequim, um rapaz (muito caladinho) da Alemanha e uma mãe e filha do Chile. E lá fomos nós. A viagem era longa e estava um belo dia de sol. A nossa primeira paragem foi numa fábrica de jade que é uma pedra ornamental. Foi muito bonito ver como é feita, e achei impressionantes algumas das peças expostas!!! Apesar da paragem ser estratégica para vender peças aos turistas, foi uma visita muito bonita. Connosco não tiveram muita sorte! Lol
 
A segunda paragem, foi aos túmulos da Dinastia Ming, onde estão sepultados 13 dos 16 imperadores da Dinastia Ming. Trata-se de uma série de colinas dispostas de acordo com Fengshui, onde temos oportunidade de ver os túmulos. Acredito que tem grande significado para os chineses, mas para nós, eram apenas túmulos... No entanto, à parte disso, é um lugar muito bonito para visitar e faz parte do Património Mundial da Unesco.
 
A terceira e mais aguardada paragem, foi a Grande Muralha da China. Incrível, impressionante, imponente, infinita, magnífica...de cortar a respiração. Não há muito mais a dizer. Visitámos a secção Mutianyu e quanto mais a percorríamos, mais queríamos percorrer. Sem explicação.
 
No final da excursão, ainda visitámos uma loja de chá, onde pudemos provar vários chás com a explicação das suas origens e finalidades, mas infelizmente o preço era demasiado elevado e mais uma vez, não tiveram sorte connosco!! Lol. Só para terem uma ideia, uma caixinha de 100 gr podia custar cerca de 20 euros!!!
 
Ainda passei por vários locais importantes desta cidade, como o local onde decorreu o massacre de 4 de Junho, hoje conhecida como a Praça da Paz Celestial (não tirei fotos...) ou a Quianmen Street, uma conhecida rua em Pequim com lojas de artigos interessantes, restaurantes e cafés.
 
Não posso terminar este post, sem fazer referência ao prato mais típico deste destino... Pato à Pequim!! A cada esquina havia restaurantes com patos pendurados na montra!!! Um pouco estranho até para os carnívoros convictos.
Não sendo vegetariana, confesso que depois de ver o tratamento que era dado aos patos (mortos) antes de serem cozinhados, fiquei um pouco impressionada e incomodada. Mas depois lá consegui esquecer, e foi um prato que soube mesmo bem. É de salientar que nesta cidade, não vemos restaurantes sem serem chineses ou então os fast food mais conhecidos, à exceção dos centros comerciais onde havia desde pizzarias a japonês.
 
E pronto, mais uma vez alonguei-me um bocadinho e o que vocês querem mesmo é fotoooooooooos!!!!
PS: Relativamente à poluição, estava preparada com máscaras para o caso de ficar aflita. No entanto, isso só aconteceu no dia em que visitei o Summer Palace. Senti uma dor no peito e um ardor ao respirar, e lá coloquei máscara até me sentir melhor. Foi para matar saudades do bloco operatório. Lol
De resto, senti-me sempre bem.
 
Muitos beijinhos e fiquem bem!!!! Em breve... Hong Kong!!!
 
Cidade Proibida

Cidade Proibida

Cidade Proibida

Cidade Proibida

Cidade Proibida

Cidade Proibida

Cidade Proibida

Cidade Proibida

Cidade Proibida
 
Cidade Proibida


Cidade Proibida

Cidade Proibida
 
Rua Wangfujing

Rua Wangfujing

Rua Wangfujing

Entrada do Mercado Noturno de Donghuamen


 Summer Palace



 Summer Palace



 Summer Palace



 Summer Palace



 Summer Palace



 Summer Palace



Summer Palace



 Summer Palace




Summer Palace



Pormenores de arquitetura



 Summer Palace



 Summer Palace



 Summer Palace



Summer Palace  



 Summer Palace



 Jardins do Templo do Céu



  Jardins do Templo do Céu



 Entrada do Templo do Céu



 Jardins do Templo do Céu



  Jardins do Templo do Céu


  Jardins do Templo do Céu



 Jardins do Templo do Céu
 
 Jardins do Templo do Céu
 
 
 Fábrica de Jade
 
 
   Peça feita com jade
(impressionante como é que eles fazem esferas dentro de esferas!!!)
 
 
 Um dos verdadeiros mestres da fábrica (amávelmente, autorizou-me a tirar foto)
 
 
 Túmulos de Ming
 
 
 Túmulos de Ming
 
 
 Jardins dos Túmulos de Ming
 
 
 Jardins dos Túmulos de Ming
 
 
  Jardins dos Túmulos de Ming (a menina não queria tirar a foto, a avó insistia e eu estava com pressa ahahahaah)
 
  Jardins dos Túmulos de Ming
 
 
 
Um dos túmulos de Ming
 
 
 O teleférico para a secção Mutianyu da Muralha da China
 
 
 Muralha da China
 
 
 Muralha da China


 Aqui estava mesmo impressionada!!!
 
 
 Muralha da China
 
 
  Muralha da China
 
 
  Muralha da China
 
 
 
  Muralha da China
 
 
 
Muralha da China
 

Muralha da China



Quianmen Main Street  


Quianmen Main Street  


 

 A preparação do "meu" pato


 O verdadeiro Pato à Pequim


Sopinha de pato...estranhamente deliciosa!!!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens mais vistas